Sysmo Sistemas
Por Sysmo Sistemas
Matérias 17:00 - 07 de Dezembro de 2022

A importância da gestão de açougue em supermercados

Evoluímos nosso módulo para que fique ainda mais completo, assim ele pode ajudá-lo a realizar uma gestão mais eficiente do setor, aumentando ganhos, reduzindo perdas e evitando desperdícios.
A importância da gestão de açougue em supermercados

A carne é um dos principais produtos de consumo doméstico. Esse item é um dos mais recorrentes em listas de compras e nas compras diárias de consumidores, além de ser alvo de grande procura em supermercados. Por isso, possuir um setor de açougue no supermercado é fundamental para garantir bons resultados, alavancar as vendas e o crescimento da sua empresa. Com ele é possível aumentar suas vendas e, consequentemente, sua rentabilidade, pois traz a vantagem de oferecer uma solução completa de compras para seus clientes.

O açougue no supermercado também é uma oportunidade de diferencial competitivo. Oferecendo estes produtos, você consegue destacar sua loja dos demais concorrentes e atrair clientes para seu estabelecimento. Sem contar que os consumidores entram na loja para comprar carnes e acabam adquirindo outros produtos, como: cervejas, sal grosso, carvão, entre outros.

Vale ressaltar que no açougue estão as maiores taxas de perdas da loja. Com produtos de alto valor e perecíveis, se sua loja não dispõe de boas práticas de prevenção de perdas, controle de estoque e um ERP eficiente, sua rentabilidade pode ir por água abaixo.

Evoluímos nosso módulo para que fique ainda mais completo, assim ele pode ajudá-lo a realizar uma gestão mais eficiente do setor, aumentando ganhos, reduzindo perdas e evitando desperdícios. Veja o que temos para fazer a diferença no dia a dia do supermercado:

  • Processos automatizados de produção, sem a necessidade de intervenção humana na movimentação/custeio dos produtos depois da parametrização;
  • Flexibilidade no controle de estoques (produtos inteiros ou finais);
  • Controle dos custos com possibilidade de definição de índices de valorização pela nobreza dos cortes, permitindo que cortes mais nobres absorvam um custo maior do que os cortes menos apreciados pelos clientes. Custos mais assertivos melhoram a formação do preço de venda e tornam a gestão da lucratividade mais precisa;
  • Acompanhamento das perdas através de relatórios gráficos com a consequente redução do custo operacional;
  • DRE do Departamento de Açougue, permitindo supervisão da operação e apuração em tempo real dos resultados obtidos e possíveis desvios de produção/venda de produtos trocados.

Isso é mais produtividade e menos desperdício.

Confira o depoimento do Cleomar Piola, gerente operacional da Rede Caitá Supermercados:

"A implantação dos Rendimentos do Açougue na Rede Caitá foi aplicado para corrigir divergências de margem que existiam. Inicialmente tínhamos o controle apenas do código principal Dianteiro e Traseiro, com acréscimo e desconto nos itens de maior ou menor valor agregado das peças de bovino e suíno. O resultado, dessa forma, ficava distorcido da realidade, já que fiscalmente o custo do item era o mesmo independente do corte. Na etapa da implantação dos Rendimentos, cadastramos o rendimento mais próximo da realidade de cada açougue, com as pesagens de cada corte e precificação correta para a geração do índice de valorização da carne.

Com esta nova metodologia, asseguramos um ganho na GESTÃO dos rendimentos!

Poderíamos salientar alguns pontos positivos:

  • Melhora na apuração do custo, estando mais próximo da realidade de cada corte (valorizamos os cortes);
  • Precificação mais adequada com margem de lucro fidedigna ao custo apurado (consequência do custo do produto estar correto);
  • Apuração do estoque de cada corte, o que possibilitou acompanharmos possíveis erros de venda (registro dos códigos/pesagem) ou entrada (NF-e de compra), que consequentemente distorcem o custo/margem/preço de venda. Todas as operações ficam atreladas às etapas do processo sendo realizadas de forma correta;
  • Maior controle em itens que possuíam muita produção (alto estoque) e baixa venda;
  • Identificação de itens com custo elevado sendo vendidos com preços inferiores.

Sabemos que para chegarmos aos resultados, a implantação dos rendimentos demandou várias horas da equipe de Açougue e Controladoria e tivemos que adequar vários processos a fim de melhorá-los e incorporarmos da maneira correta no sistema de rendimentos."

André Augusto Hauschild, responsável pelo TI do cliente STR Lajeado Supermercados também ressalta:

"Passado um período, começamos a comparar a mudança que nos proporcionou este novo controle, ou seja, desde que mudamos para este novo sistema, estamos com um controle mais integrado no setor do açougue, tanto aqui na matriz como nas 4 filiais. Além disso, após a mudança e treinamento do sistema, padronizamos os cortes e as transformações das filiais com o mesmo modelo aqui da matriz. De que forma fizemos isto? Levamos nosso açougueiro até cada filial, onde ficou um dia em cada loja passando treinamento de como proceder com os cortes, transformações, e melhor aproveitamento nas desossas. Em relação ao sistema, hoje temos mais relatórios de controles, análise de custos, o estoque integrado e mais assertivo. Outra ferramenta muito importante é a Análise Gerencial do Açougue, que traz um raio X do processo, e que temos como alerta quando algum procedimento não foi feito de forma correta, por exemplo, lançamentos, transformações, etc. Também outro dado importante é que agora temos uma análise mais assertiva do resultado que o açougue está nos entregando."

Entre em contato com nosso Departamento de Serviços ou nosso parceiro da sua região, agende com um de nossos consultores e dê um up no açougue da sua loja!

Todos os direitos reservados. Sysmo Sistemas Ltda. 2016

Desenvolvido por: DBlinks