O primeiro dia da maior Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados de Santa Catarina reuniu mais de 7 mil pessoas no Expocentro de Balneário Camboriú. Com palestras e painéis, a 35ª edição da ExpoSuper abriu as portas aos visitantes que conheceram de perto os mais de 300 estandes de exposição e aproveitaram a rica programação com especialistas em economia, negócios, inteligência artificial e inovação.
O ex-ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, apresentou a palestra magna do primeiro dia da ExpoSuper 2024. Sob o tema “Tendências econômicas do mercado brasileiro”, Guedes falou sobre os cenários atuais e as conjecturas econômicas do país.
“O Brasil é chave para a segurança alimentar do futuro no mundo. E isso interfere diretamente no negócio supermercadista. Precisamos acordar para a potência que o nosso país é. Temos energia barata e limpa. O mundo, daqui a 30 anos, se der tudo certo, vai ser o que o Brasil é hoje: 80% da energia limpa e renovada. Nós somos o futuro”, falou Guedes.
Para Guedes, o mundo está em uma fase muito complexa em termos de economia e o Brasil pode ser a grande potência emergente dessa “confusão”. Ele acredita que essa é a oportunidade para o Brasil, por conta do aumento populacional do mundo. “O Brasil vai fornecer alimento para o mundo inteiro e energia barata para o mundo digital que vem por aí. Se a gente compreender e ajudar a acontecer, é mais rápido”, disse.
Painéis e palestras
No período da tarde, o painel “Liderança Feminina: a jornada para chegar ao topo” foi apresentado pelas empresárias Monique Pizzetti (CEO do Moniari Supermercados), Maitê Lang (CEO da Nugali) e Andréia Voltolini (CEO da Elian) com a mediação da Conselheira da Fundação CERTI e Conselheira Certificada do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Silvia Marafon.
Na abertura do painel, a CEO do Moniari Supermercados e membro do Conselho Diretor da Acats, Monique Pizzetti, afirmou que o desafio é diário e que, para chegar ao topo na carreira, é preciso resiliência e persistência. “Precisamos estar preparados tanto para os acertos quanto para os erros. Essa sabedoria de entender que vamos cometer erros ao longo do caminho é uma grande mudança, e para alcançar a excelência é preciso persistir em todas as adversidades e dar conta da gestão do tempo”, finalizou, ressaltando que em algumas situações é fundamental saber separar a razão da emoção e que requer tempo para tomar decisões embasadas.
Para falar de “Transformação digital: desenvolvendo lideranças para viver a inovação”, o ex-diretor de Marketing e Comunicação do Tinder na América Latina e Diretor da L’Óreal, Andrea Iorio, falou sobre cincos pontos de atenção e mudanças nas relações interpessoais: interconectividade e efeitos de rede, real-time, big data, exponencialidade e machine warning. “Podemos escolher participar das mudanças ou seguir bem como estamos. Mas aí, quando as coisas começarem a não ir tão bem, já será tarde para mudar. O protagonismo não é sobre como usar as melhores tecnologias, mas como sermos e fazermos melhor com ajuda das tecnologias”, explicou.
Para finalizar o primeiro dia da ExpoSuper 2024, o gerente regional SC da Natura, Gonçalo Mendes, dividiu o palco com Vanessa Grothe, gerente BP RH Supply Chain Jr da Coca-Cola Femsa, no Talk Show “Como se tornar uma marca empregadora”. A apresentação teve mediação do Cofundador da Inteligência360, professor e pesquisador do FGVcev, Olegário Araújo.
Acesse o material completo aqui.
Informações e foto: Acats
Todos os direitos reservados. Sysmo Sistemas Ltda. 2016
Desenvolvido por: