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Por InfoVarejo
Matérias 14:59 - 29 de Outubro de 2020

Como evitar perdas no supermercado

O número de perdas no varejo pode facilmente chegar a 2,26% do faturamento líquido da empresa.
Como evitar perdas no supermercado

O grande objetivo do varejo é vender. Quando o varejista compra um produto e esse produto não chega ao consumidor está caracterizada uma perda, que certamente resultará em prejuízos.

Dessa forma, entender e identificar as perdas na loja é importante para o processo de prevenção. O varejista precisa saber o que está perdendo para poder criar métodos de evitar e controlar essas baixas de estoque.


O que são perdas?

Podemos definir a perda de estoque como a diferença entre o estoque apresentado no sistema e o que realmente está no estoque físico da loja.

As perdas podem ocorrer no processo de recebimento de produtos, no manuseio, no armazenamento, na gôndola, na área de vendas e na frente de caixa.

A grande quantidade de produtos, o mix variado e a velocidade em que os produtos são movimentados diariamente (alto giro) são as principais causas desses transtornos no estoque.


Tipos de perdas em supermercados

1. Perdas conhecidas
Essas perdas também são conhecidas como operacionais, pois derivam de erros em processos do dia a dia.

a) Dano causado pela manipulação (quebras) – É gerada no momento que algum produto, durante a movimentação dentro da loja, sofre alguma avaria que impossibilite a comercialização.
b) Produto vencido – Produto que não é vendido e perde a validade também gera perda, afinal o varejista pagou por ele e não vai conseguir mais vender.
c) Deterioração de perecíveis – No varejo muitos produtos são perecíveis, portanto deve existir um controle sistemático de todas as variáveis que podem afetar a qualidade do produto.

O controle de pragas e insetos, a qualidade do local onde o produto está armazenado e exposto e o controle da equipe que manuseia os produtos evitam que um produto estrague no estoque.

2. Perdas não identificadas
Esse grupo de perdas é caracterizado por danos ao estoque que não podem ser previstos, pois ocorrem casualmente.

a) Furtos – Infelizmente, furtos de produtos acontecem, tanto por parte de funcionários mal-intencionados, quanto por supostos consumidores.
b) Falhas Operacionais – São decorrentes de falhas em processos operacionais que envolvam a movimentação de mercadoria na loja. Um exemplo simples são as falhas no processo de venda no caixa, quando o operador registra um produto diferente do que está sendo vendido.

As perdas não identificadas só são apuradas por meio de inventários e tem relação com as rupturas.


Evite as perdas

1. Realize inventário
O principal método de controlar as perdas é realizando inventários no estoque. Ele será a base de dados para a tomada de decisões, como a implementação de uma equipe de segurança ou a mudança da forma como são movimentados os produtos em sua loja.

2. Tenha um software eficiente
Usando um ERP que permite o acesso às informações do estoque você evita que algumas perdas aconteçam em seu estoque.

O pedido de compra é um processo que deve ser automatizado ou realizado com apoio do ERP, pois ele fornecerá dados para estimar a demanda dos produtos, estoque atual, estoque de produtos similares, ajudando para que não sejam comprados produtos acima do necessário.

3. Treine os funcionários
Investir em treinamento para os funcionários é essencial, seja a equipe de segurança, a equipe de vendas, os repositores ou os responsáveis por realizar o controle de estoque. Todos precisam de treinamento para que possam realizar o melhor trabalho.



Fonte: InfoVarejo - Acesse o artigo completo clicando aqui.

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