O grande objetivo do varejo é vender. Quando o varejista compra um produto e esse produto não chega ao consumidor está caracterizada uma perda, que certamente resultará em prejuízos.
Dessa forma, entender e identificar as perdas na loja é importante para o processo de prevenção. O varejista precisa saber o que está perdendo para poder criar métodos de evitar e controlar essas baixas de estoque.
O que são perdas?
Podemos definir a perda de estoque como a diferença entre o estoque apresentado no sistema e o que realmente está no estoque físico da loja.
As perdas podem ocorrer no processo de recebimento de produtos, no manuseio, no armazenamento, na gôndola, na área de vendas e na frente de caixa.
A grande quantidade de produtos, o mix variado e a velocidade em que os produtos são movimentados diariamente (alto giro) são as principais causas desses transtornos no estoque.
Tipos de perdas em supermercados
1. Perdas conhecidas
Essas perdas também
são conhecidas como operacionais, pois derivam de erros em processos do dia a
dia.
a) Dano causado pela
manipulação (quebras) – É gerada no momento que algum produto, durante a
movimentação dentro da loja, sofre alguma avaria que impossibilite a
comercialização.
b) Produto vencido –
Produto que não é vendido e perde a validade também gera perda, afinal o
varejista pagou por ele e não vai conseguir mais vender.
c) Deterioração de
perecíveis – No varejo muitos produtos são perecíveis, portanto deve existir um
controle sistemático de todas as variáveis que podem afetar a qualidade do
produto.
O controle de pragas e insetos, a qualidade do local onde o produto está armazenado e exposto e o controle da equipe que manuseia os produtos evitam que um produto estrague no estoque.
2. Perdas não
identificadas
Esse grupo de perdas
é caracterizado por danos ao estoque que não podem ser previstos, pois ocorrem
casualmente.
a) Furtos –
Infelizmente, furtos de produtos acontecem, tanto por parte de funcionários
mal-intencionados, quanto por supostos consumidores.
b) Falhas
Operacionais – São decorrentes de falhas em processos operacionais que envolvam
a movimentação de mercadoria na loja. Um exemplo simples
são as falhas no processo de venda no caixa, quando o operador registra um
produto diferente do que está sendo vendido.
As perdas não identificadas só são apuradas por meio de inventários e tem relação com as rupturas.
Evite as perdas
1. Realize
inventário
O principal método
de controlar as perdas é realizando inventários no estoque. Ele será a base de
dados para a tomada de decisões, como a implementação de uma equipe de
segurança ou a mudança da forma como são movimentados os produtos em sua loja.
2. Tenha um software eficiente
Usando um ERP que
permite o acesso às informações do estoque você evita que algumas perdas
aconteçam em seu estoque.
O pedido de compra é um processo que deve ser automatizado ou realizado com apoio do ERP, pois ele fornecerá dados para estimar a demanda dos produtos, estoque atual, estoque de produtos similares, ajudando para que não sejam comprados produtos acima do necessário.
3. Treine os
funcionários
Investir em
treinamento para os funcionários é essencial, seja a equipe de segurança, a
equipe de vendas, os repositores ou os responsáveis por realizar o controle de
estoque. Todos precisam de treinamento para que possam realizar o melhor
trabalho.
Fonte: InfoVarejo - Acesse o artigo completo clicando aqui.
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